sábado, 10 de julho de 2010

Calorímetro


Um calorímetro consiste num aparelho utilizado para medir as quantidades de calor absorvidas ou cedidas através de trocas físicas ou químicas que uma substância sofre. Com o calorímetro mede-se, por exemplo, a troca de temperatura de uma substância de capacidade calorífica conhecida. Por comparação com a água ou directamente, por meio de novos sistemas electrónicos, pode-se determinar os calores específicos de substâncias sólidas, líquidas ou gasosas e os calores de transformação de um estado de agregação a outro.
Um calorímetro de bomba é a designação atribuída à montagem usada para medir calores de combustão. É constituído por um forte contentor no qual a amostra é selada com oxigénio em excesso iniciando-se a combustão electricamente. O calor de combustão a volume constante pode ser calculado com base no aumento de temperatura resultante.
Existem dois tipos de calorémetro:

Calorímetros Isotérmicos

São aqueles em que idealmente não há variação de temperatura durante a experiência.

Calorímetros Isoperibol

Um calorímetro isoperibol é aquele em que a temperatura do Meio é mantida constante, independentemente da temperatura do calorímetro propriamente dito, embora se tente que as diferenças de temperatura não sejam elevadas. Conseqüentemente, as trocas de calor entre o vaso calorimétrico e o Meio existem deliberadamente e, sendo devidamente controladas, a quantidade de calor permutado entre aqueles dois meios é conhecida e proporcional à diferença das respectivas temperaturas.

Calorímetros de Varredura Exploratória ou Calorimetria Exploratória Diferencial

Neste tipo de calorímetro, a temperatura no sistema calorimétrico ou a temperatura no meio podem variar de forma linear ou isotérmica e programada ao longo do tempo.

tiramos daqui: http://www.infopedia.pt/$calorimetro e daqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calor%C3%ADmetro

Nenhum comentário:

Postar um comentário